Atendimento ao Cliente: Saiba como Otimizar o da sua Empresa!

6 de May de 2021

Investir no Atendimento ao Cliente da sua empresa é essencial para garantir não só o sucesso do negócio como a retenção dos seus clientes.

Uma vez que são eles (os clientes) o motor principal das atividades do seu empreendimento, e portanto, o foco das ações comerciais e de marketing.

Por esse motivo é importante que os processos de atendimento sejam de alta qualidade para garantir a satisfação das pessoas que se relacionam com a sua empresa.

Acompanhe esse conteúdo e saiba como fazer para otimizar e melhorar o seu processo de atendimento ao cliente.

Atendimento ao Cliente, o que é?

Toda e qualquer ação de suporte, contato e informação direta ou indireta realizada ao consumidor de sua empresa é definida como ação de Atendimento ao Cliente. 

Ou seja, não importa o canal pelo qual acontece, toda vez que a sua empresa realiza contato de informação ou ajuda para o cliente, isso é um atendimento.

Nesse sentido, o atendimento ao cliente é um processo não só comum como parte essencial do dia a dia de qualquer negócio. 

E como se sabe, o cliente é o ponto central da ação de qualquer empresa, e por conta disso é preciso entender e trabalhar para que ele seja atendido com eficiência e qualidade.

Isso porque, quando o atendimento realizado para o consumidor não é de qualidade, há não só a perda deste, como a possibilidade de prejudicar a imagem da empresa.

Portanto é essencial trabalhar para que todo e qualquer processo de Atendimento ao Cliente possua qualidade e eficiência.

Como melhorar o Atendimento ao Cliente?

Sendo o Atendimento ao Cliente, não só parte integrante como essencial do sucesso da empresa, é preciso sempre trabalhar para sua melhoria. 

Para isso, o primeiro passo a ser dado é mapear os pontos conflituosos que possam estar prejudicando o processo de atendimento.

São inúmeros os pontos que podem trazer problemas entre eles estão:

  • Ruídos na transmissão de informações;
  • Insatisfação dos clientes;
  • Incompreensão acerca das informações;
  • Falta de produtos ou soluções desejadas, etc.

A descoberta desses pontos pode ser realizada por meio de pesquisas de satisfação do cliente, por exemplo. 

Um método excelente para mapear os problemas é o uso de um Software CRM que registra todas as informações dos clientes, assim como dos atendimentos realizados ao mesmo. 

Com essas informações em mãos e constatado os problemas, é o momento de buscar ajuda para melhorar, através de dicas e modelos que deram certo.

Para auxiliar nesse processo então, confira abaixo algumas ações que podem ser realizadas para garantir o melhor atendimento de sua empresa.

Melhorando o Atendimento

Nesse ponto, espero que na sua mente já esteja martelando pensamentos sobre o que pode estar causando problemas no atendimento do seu empreendimento.

E isso é excelente, pois a partir daqui você vai encontrar dicas valiosas para potencializar e melhorar o processo de atendimento ao cliente. 

Foco sempre no Cliente

Isso pode parecer meio óbvio em um primeiro olhar, mas é sempre bom lembrar: o cliente é o foco do seu negócio e de suas ações. 

Mas calma, isso não quer dizer que você deve fazer tudo o que o cliente quer, você precisa educá-lo para entender a sua oferta. 

Forneça conteúdos valiosos para eles através de Redes Sociais, Listas de Transmissões, Blogs, Newsletter, entre outros. 

Através desses conteúdos faça-os entender a importância da oferta do seu negócio e assim, crie neles a necessidade da sua oferta. 

Com isso, você os coloca no centro de suas ações comerciais e dessa forma torna a sua experiência mais positiva e com melhores resultados.

Saiba se comunicar

Entenda: o princípio de um bom atendimento ao cliente é a boa comunicação ou seja a capacidade de se comunicar e se fazer entendido. 

Por esse motivo é não só essencial, como de extrema importância garantir que todas as pessoas envolvidas no atendimento saiba se comunicar.

E quando se fala em saber se comunicar, não é sobre altos níveis de linguagem culta ou similares, mas sim saber se fazer entendido. 

Ou seja, é preciso transmitir a informação de forma que a pessoa que receba consiga entender o que você quer passar. 

Isso é possível quando há conhecimento do seu público, seu comportamento, hábitos entre outras coisas. 

Com esse conhecimento, é possível falar a mesma língua que a do cliente, além disso, não tente se mostrar superior ao cliente e certifique-se de que ele está te entendendo.

Crie Conexões genuínas

Não seja falso, crie conexões verdadeiras e genuínas com os seus clientes, a fim de garantir que a relação seja duradoura. 

Quando um cliente sente que você é real e verdadeiro com ele, a probabilidade de ele se tornar fiel ao seu negócio é muito maior.

Preocupe-se também em ouvir o cliente, as suas necessidades, problemas e toda e qualquer reclamação que ele possa ter. 

Além disso, uma relação genuína com preocupação em sempre atender bem e solucionar os problemas tornará o cliente um divulgador de sua marca.

Utilize Ferramentas Tecnológicas

A tecnologia veio para trazer facilidade e melhorias em processos nos mais variados tipos de negócios. 

E é claro que para o atendimento do cliente não seria diferente, é possível trazer melhorias e potencializar este processo. 

São diversas as ferramentas disponíveis e para os mais variados tipos de negócios, que podem trazer produtividade e eficiência ao atendimento. 

Alguns exemplos:

  • Aplicativos de catálogo e pedidos;
  • PDV Mobile;
  • Cardápios Digitais para Food Services;
  • Sistemas de Gestão ERP
  • Relacionamento nas Redes Sociais, e muito mais.

Trabalhe na Satisfação dos Clientes

Clientes satisfeitos além de voltarem a comprar de sua empresa tornam-se divulgadores espontâneos. 

Por esse motivo, certifique-se sempre de que as ações realizadas e o atendimento serão capazes de garantir essa satisfação. 

A forma mais comum de se saber se o cliente está satisfeito com a sua empresa e soluções é por meio de uma pesquisa de satisfação. 

Lembre-se então, de aplicar essa pesquisa regularmente e atentar-se a todas as respostas obtidas. 

E se possível, antecipe-se ao surgimento de problemas testando possibilidades e acompanhando o desenvolvimento de soluções, produtos e ofertas. 

Invista na Gestão Tecnológica

Para garantir que sua empresa dará a devida atenção ao atendimento do cliente e à sua qualidade é essencial que os processos estejam organizados. 

E neste ponto, um software de gestão e atendimento é a melhor pedida, pois possui funcionalidades específicas para facilitar esses processos. 

Além disso, esses sistemas garantem automação dos processos e maior eficiência na gestão do empreendimento. 

É o caso dos softwares de gestão e atendimento da Sifat melhor junção de software PDV e ERP especializado para atender os empreendimentos de diversos segmentes, como Varejo, Food Services, Postos de Gasolina e Supermercados.

Conheça hoje mesmo as ferramentas da Sifat e todas as suas possibilidades para melhorar não só o atendimento do negócio como a gestão por inteiro. 

Não deixe também de acompanhar as dicas e conteúdos do Blog da Sifat e das Redes Sociais: Facebook e Instagram. e Linkedin.

Compartilhe!

  • Rua São Carlos, 272, Jardim Europa, São José do Rio Preto – SP
  • (17) 3122-8600
  • contato@sifat.com.br
  • Novidades

    Receba as novidades da SIFAT por e-mail. 

      linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram